Dicas 2

Qual linguagem de programação devo aprender?

linguagem-programacao-aprender-capa

Desde que comecei a usar a internet e entender melhor sobre computadores, uma das minhas grandes vontades é a de aprender a programação.

Lembro da primeira grande comunidade que participei, se chamava MatchGames, foi toda programada em ASP pelo administrador da época que se intitulava Verve. Tudo começou com um forum e um site em que compartilhávamos arquivos e jogos. Com o passar do tempo tudo se tornou muito grande, com muitos recursos, e isso me fez correr atrás do ASP. Óbvio que não aprendi nada.

Anos mais tarde, quando comecei a trabalhar com blogs, vi que tudo era feito em PHP e também tive vontade de aprender. Ainda não sei muita coisa, mas de tanto olhar os códigos para fazer alterações, consigo entender um pouco melhor. Também tentei aprender C++ na época em que fiz faculdade de Engenharia Mecatrônica, mas achei muito difícil e não fui muito pra frente.

Numa das minhas viagens pelo mundo das interwebs, encontrei um fluxograma bem interessante para quem quer aprender programação mas não sabe por onde começar. Você começa no Start e vai respondendo as perguntas e seguindo os caminhos de cada resposta. No final você chega na linguagem que mais se aproxima do que você quer.

linguagem-programacao-aprender
Clique para ampliar.

Inicialmente pensei em traduzir a imagem toda, mas fiquei pensando que pelo menos uma boa idéia de inglês é importante ter para partir para o mundo da programação. De qualquer forma, a maioria das informações de cada linguagem na parte de baixo, em que são resumidas numa analogia bem legal do Senhor dos Anéis, é bem fácil de entender. Nível de dificuldade, popularidade, principais usos e salário anual médio estão visualmente bem demonstrados.

Percebi que o C++ que não consegui aprender muita coisa é uma linguagem de programação bem complicada. PHP que eu peguei várias coisas só de ler e alterar os códigos é mais simples. Isso é bem legal e me fez perceber que talvez para finalmente aprender a programar, o caminho seja escolher as mais fáceis primeiro.

Seguindo meus gostos pelo fluxograma, fui encaminhado para o Phyton. A dificuldade é baixa, pode ser usada tanto em web quanto em computadores, o salário é bom (embora não seja meu principal objetivo) e alguns serviços bem legais usam a linguagem: Youtube, Instagram e Spotify. Quem sabe não é a hora de aprender? :)

E vocês amigos, em qual linguagem de programação acha que deve começar? Em qual o fluxograma mostrou que você deve começar a aprender? Se já programa em alguma linguagem, qual é? Deixe nos comentários.

Você também vai gostar de