Artigos

Evolução do menu iniciar do Windows de 1993 até hoje

menu-iniciar-capa

Um dos recursos mais esperados pelos usuários do Windows era o menu iniciar, retirado do Windows 8 e 8.1 pela Microsoft e adicionado novamente no recém lançado Windows 10.

O menu iniciar foi mudado muitas vezes durante os anos, mas muitos elementos são comuns entre as diversas versões lançadas pela empresa, desde o Windows 95 até o Windows 10. Mostraremos agora uma lista de todas as versões que o menu iniciar já teve e as mudanças que sofreram.

Chicago – O nascimento do menu iniciar

evolucao-menu-iniciar-windows-1
Chicago

A imagem acima pode parecer estranha para a maioria de vocês, o nome mais ainda. O “Chicago” é a build 58 do Windows 95, apenas um beta. Ele tem um visual muito parecido com o Windows 3.1 mas já com vários elementos que veríamos no Windows 95, como o menu iniciar, a barra de tarefas e o meu computador.

Algo curioso são os três botões da esquerda. O ícone do Windows abre a janela de aplicativos e tarefas, o ícone do olho com a lupa é um App Launcher e o ícone de interrogação e exclamação é a ferramenta de ajuda e busca. Mais tarde a Microsoft percebeu que era mais fácil unificar tudo em um único menu.

Windows 95

evolucao-menu-iniciar-windows-2
Windows 95

Esse com certeza a maioria vai lembrar (se vocês tiverem a minha idade haha). Foi no Windows 95 que oficialmente o menu iniciar começou.

Na metade dos anos 90 a Microsoft colocou em prática a ambição de Bill Gates “um computador em cada casa” e o Windows 95 era parte importante do plano. Para muitos ele foi o primeiro uso de um ambiente organizado graficamente, sem depender de linhas de comando e do antigo DOS. O menu literalmente era bem claro ao dizer “Iniciar”.

Essa primeira versão pública do menu iniciar já era muito parecida com o que vemos hoje, embora com um visual bem mais simples e resumido. Temos os aplicativos instalados, os arquivos recentemente abertos, as configurações do sistema e a busca de arquivos. Arrastando o ícone de um programa, você criava um atalho no topo do menu iniciar, embora isso não fosse muito óbvio e poucas pessoas soubessem usar.

O Windows 95 recebeu muitas atualizações entre 1995 e 1997, muitas delas adicionando recursos importantes, como o suporte a placas gráficas AGP, sistema de arquivos FAT32 e suporte para USB. Na versão final (“OEM Service Release 2.5”) um botão foi adicionado ao topo do menu, mas no geral ele permaneceu igual.

Windows NT 4.0

evolucao-menu-iniciar-windows-3
Windows NT 4.0

O Windows NT é a versão mais estável e feita para o mercado corporativo, e a versão 4.0 (lançada em 1996) trouxe a interface do windows 95 para este público. O Windows NT 4.0 fez com que o mesmo kernel fosse usado para ambos os Windows, tanto o voltado para o consumidor doméstico quanto o voltado para o empresarial, embora a falta de alguns recursos como o DirectX e a necessidade de um hardware melhor fizessem ele menos atrativo para os consumidores domésticos.

O menu iniciar do NT é basicamente igual ao do 95, mas por padrão o menu de programas instalados era dividido entre os instalados para todos os usuários e os apenas para o usuário atual. Os aplicativos até hoje fazem essa distinção, mas a Microsoft retirou essa divisão nas versões posteriores.

Windows 98

evolucao-menu-iniciar-windows-4
Windows 98

Chegamos ao berço da vida online, pelo menos no Brasil. Foi com o Windows 98 que a maioria de nós ouviu pela primeira vez aquele barulho estranho da internet discada e acessou os sites simples e cheios de gifs pesados (pra época).

Quando o Internet Explorer 4 foi anunciado, era apenas um dos componentes opcionais para o Windows 95 chamado Windows Desktop Update. Junto com ele, eram adicionados também o Windows Explorer, o Active Desktop e a barra de inicialização rápida ao lado do menu iniciar.

Todas essas coisas opcionais do Windows 95 vieram como padrão na instalação do Windows 98. Uma nova pasta de “Favoritos” no menu iniciar dava acesso aos sites. Um menu de Log Off dava ênfase ao suporte para múltiplos usuários, embora você precisasse fechar todos os programas para poder trocar de usuário. Por fim, a função Windows Update adicionada ao menu iniciar possibilitava a atualização do sistema operacional pela internet.

Windows 98 Second Edition

evolucao-menu-iniciar-windows-5
Windows 98 Second Edition

Em 1999 era lançada uma enorme atualização paga para o Windows 98, chamada de Windows 98 Second Edition. Era o fim da era dos Windows 9x e o início de um inferno chamado Windows ME, que veremos logo mais.

O Second Edition não mudou muito o menu iniciar, mas adicionou a função “Organizar por Nome” no menu do botão direito do mouse.

Windows 2000 e Windows ME

evolucao-menu-iniciar-windows-13
Windows ME

O Windows 2000 foi lançado, quem diria, no ano 2000. Tanto ele quanto o Windows ME tem o visual muito parecido, já que por baixo do “capô” são iguais.

Ele é basicamente o Windows NT 5.0, e diferente do 4.0 possui suporte ao DirectX e a muitos outros recursos do Windows 98. Isso tornou tudo mais fácil para os usuários do sistema operacional. Ele foi desenvolvido para substituir tanto o Windows 98 quanto o Windows NT 4.0, mas essa unificação só aconteceu mais tarde com o lançamento do Windows XP.

O Windows ME foi basicamente uma extensão dos Windows 9x. Ele introduziu alguns recursos a mais e tinha requisitos menores do que o Windows 2000, mas a instabilidade era o seu ponto mais fraco. Se você usou o Windows ME vai entender o motivo para que todos o considerem o pior sistema operacional da história.

O menu iniciar dos Windows 2000 e ME eram idênticos, embora o primeiro não tenha um link para o Log Off.

Windows XP

evolucao-menu-iniciar-windows-7
Windows XP

Até agora as funções do menu iniciar mudaram pouco, mas o Windows XP, que foi lançado 6 anos depois do Windows 95, chegou para mudar isso.

Na época que o Windows XP foi lançado, era comum que os computadores já utilizassem a resolução de 1024×768, principalmente porque na época era mais importante fazer atualizações frequentes nas máquinas do que hoje. Por causa disso, o menu iniciar pode se comportar de uma forma mais moderna, abandonando o visual clássico e minimalista e adotando uma janela maior com duas colunas. Assim mais funções foram incorporadas, como os programas usados recentemente. Tecnicamente ele não teve nada de novo, mas agora poderia mostrar mais coisas ao mesmo tempo.

Como nos antigos Windows ME e 2000, o XP tentou melhorar o menu de Programas deixando ele mais personalizado. Além disso, dava destaque para os aplicativos recém instalados para facilitar o uso.

Se você não gostasse do visual moderno e colorido, ainda poderia entrar nas configurações do menu iniciar e alterar o design para o padrão dos anos 90.

Windows Vista

evolucao-menu-iniciar-windows-8
Windows Vista

Foi no Windows Vista que pela primeira vez a Microsoft integrou uma barra de busca ao menu iniciar. Isso resolveu dois problemas: primeiro, você não precisava mais vasculhar todo o menu em busca daquele programa que raramente era usado. Segundo, você poderia organizar melhor o seu desktop, com menos ícones para os arquivos e programas, e usar a barra de busca para abrir todos eles.

Nas versões anteriores já era possível realizar buscas, mas cada uma delas era feita separadamente e seu computador levava um bom tempo para encontrar o que você precisava. A nova busca seguia uma linha mais parecida com a do Mac OS X 10.4, em que o computador indexava seus arquivos e a busca era feita instantaneamente.

O Windows Vista também foi a primeira versão do sistema operacional a incluir um menu iniciar sem a palavra “Iniciar”. Se passaram 11 anos desde o lançamento do Windows 95 e as pessoas já estavam tão acostumadas com o menu que apenas um ícone era suficiente.

Como vocês podem perceber, o visual do menu iniciar ainda era muito parecido, mas com alguns ajustes que tornaram o uso melhor. Os ícones do Meu Computador e Meus Documentos por exemplo, foram removidos e se tornaram apenas texto.

Também foi a última versão do sistema operacional a oferecer a versão clássica do menu iniciar, para quem ainda sentia falta do visual simples e cinza dos Windows 9x. Vale ressaltar que o Vista teve muitos problemas parecidos com o ME e fez muitos usuários pularem essa versão.

Windows 7

evolucao-menu-iniciar-windows-9
Windows 7

O Windows 7 foi basicamente uma versão melhorada do Windows Vista. Manteve muitas funções, melhorou praticamente tudo o que dava errado na versão anterior e recebeu muitos recursos novos.

O menu iniciar do Windows 7 é basicamente o mesmo do Vista, embora tenha trocado alguns detalhes, como a palavra Desligar no lugar nos antigos ícones que confundiam muita gente. A barra de inicialização rápida foi combinada com a barra de tarefas. Os programas passaram a mostrar apenas o ícone, economizando espaço e tornando o ambiente mais bonito.

Windows 8

evolucao-menu-iniciar-windows-10
Windows 8

O que acontece quando você tem um menu iniciar simples e reconhecido mundialmente por dias décadas e decide remover ele e alterar todo o menu iniciar? Bom, a Microsoft descobriu isso quando lançou o Windows 8.

A Microsoft teve a brilhante idéia de remover completamente o menu iniciar tradicional. Em seu lugar, lançou uma tela de inicio que era perfeita para dispositivos com touchscreen, mas horrível em computadores tradicionais.

A idéia não era de todo o ruim. O novo “menu iniciar” era maior, mais customizável, muitas informações que eram mostradas em tempo real, widgets e muito mais. Infelizmente as pessoas não sabiam como usar, já que desde sempre foram acostumadas com o menu iniciar antigo.

Windows 8.1

evolucao-menu-iniciar-windows-11
Windows 8.1

Depois de muitas reclamações dos usuários, o Windows 8.1 foi lançado como uma resposta aos críticos. Apesar da volta do ícone do menu iniciar e do desktop, ele ainda abria em tela cheia exatamente igual ao 8.

Apesar de não ter resolvido o maior problema, foi o início da volta do nosso tão querido menu iniciar. Os consumidores mais antigos que o digam.

Windows 10

evolucao-menu-iniciar-windows-12
Windows 10

Chegamos finalmente ao recém lançado Windows 10. E reparem um detalhe muito importante da imagem acima. Sim meus caros amigos e amigas, o menu iniciar no estilo antigo voltou para a alegria de todos \o/

Ele ficou maior do que o do Windows 7, mas ainda extremamente compacto comparado ao do Windows 8. Reparem que os quadrados personalizáveis continuaram, algo que era muito útil.

O novo menu iniciar também incorpora a assistente virtual Cortana. A experiência é basicamente a mesma do Windows Phone, você pode utilizar ela para pesquisar, tirar dúvidas e até realizar tarefas.

De qualquer forma, se você era um dos poucos que gostava de usar o modo tela cheia do menu no seu computador, pode ativar o modo Tablet e voltar ao estilo das duas versões anteriores.

Fonte: Arstechnica

Você também vai gostar de