Notícias 3

Delete seu preconceito – mulheres na TI

delete-seu-preconceito

Sim, existe preconceito contra a mulher na área de TI. E antes que comece o “mimimi”, vou me apresentar: meu nome é Elaine Martins, sou formada em Ciência da Computação e já tive que ouvir muita piadinha preconceituosa e ofensas veladas por ser do sexo feminino e atuar na área de informática.

Quando eu ainda era estudante, ouvi muitas brincadeiras do tipo “Volta pro fogão”, “Não tem louça/roupa para lavar em casa não?”. É claro que a melhor forma de “deletar” o preconceito é mostrar o quão boa você é naquilo que faz, mas as palavras ofendem e, querendo ou não, deixam marcas.

O preconceito existe nas mais diversas áreas, sem dúvidas. Mas nas profissões ditas “masculinas”, a situação piora bastante. O setor de tecnologia é um dos que possui o menor número de profissionais do sexo feminino. E pensar que, nos anos 80, as mulheres representavam cerca de 50% dos estudantes de TI.

Em 2015, a Campus Party teve uma mesa exclusivamente para tratar o assunto de mulheres na TI e o preconceito que precisam enfrentar. Das pessoas entrevistadas, todas relataram abusos e situações constrangedoras dentro das empresas que trabalham ou já trabalharam.

Recentemente uma campanha chamada “Delete seu preconceito” ganhou força na internet, sendo anunciada em grandes portais de notícias. Trata-se de um projeto que visa conscientizar as pessoas a respeito da humilhação que muitas mulheres da área de TI acabam passando.

O projeto mostra, em frases, o que profissionais do sexo feminino já tiveram que ouvir de seus colegas de trabalho, clientes ou supervisores.

deleteseupreconceito
Divulgação: Delete seu preconceito

Obviamente, a campanha não pretende generalizar e dizer que todos são preconceituosos ou já sofreram preconceito. Tive muitos amigos homens que levantaram em minha defesa quando estava na faculdade sempre que alguém tentava diminuir meu valor como profissional.

A ideia do “Delete seu preconceito” é abrir os olhos de todos para uma realidade que muitas mulheres acabam tendo que encarar em suas rotinas de trabalho.

Qualquer mulher que seja da área de TI e tenha passado por alguma situação de preconceito pode participar da campanha. Basta fazer uma imagem com as frases que você já teve que ouvir e enviar para a página no Facebook do projeto.

Você também vai gostar de