Artigos

AdBlock e os sites independentes

adblock-sites-independentes-1

Nos últimos meses, muito tem se falado sobre o uso exagerado do bloqueador de anúncios AdBlock e derivados. Enquanto de um lado estão os usuários que se apaixonaram pela possibilidade de uma internet mais limpa e sem tantas propagandas pulando em suas caras, do outro estão os produtores de conteúdos que necessitam da verba que recebem desses anúncios para manter o seu site no ar.

Tenho pensado muito sobre isso e um podcast recente do Tecnoblog (Tecnocast 030 – A Internet sem Ads) me deixou com vontade de falar com vocês sobre o assunto. Então vamos lá e espero que vocês aproveitem os comentários para discutir junto comigo sobre o AdBlock.

O custo de produzir conteúdo

Acreditem amigos, produzir conteúdo não é barato e na maioria das vezes também não é simples. Começamos com o custo do domínio que em geral custa 30 reais (ou mais se você pagou em dólar). Depois vêm o custo mensal de um servidor para colocar o site. Servidor de qualidade está custando perto de 90 reais por mês, isso para um site pequeno. Depois vem os custos indiretos, como computador, câmera (se for fazer vídeos), microfones (se for fazer podcast) e muito, MUITO tempo mesmo para criar, editar e publicar.

A maioria dos sites independentes não recebe pagamentos por esse trabalho todo, então é extremamente importante que se tenha alguma fonte de verba para pelo menos conseguir pagar todo o investimento para que os leitores possam consumir tudo sem gastar nada.

Propagandas que atrapalham a sua vida

Ao mesmo tempo que os produtores de conteúdo precisam de uma ajuda financeira, muitos exageram e estragam completamente a experiência dos leitores. Um bom exemplo disso são aqueles sites que colocam vários banners em todos os lugares como esse exemplo abaixo.

gizmodo-exagero-anuncios
Três anúncios grandes atrapalhando o conteúdo.

Outro exemplo que todos conhecem bem é o do Youtube, que coloca anúncios na maioria das vezes bem chatos antes dos vídeos. Imagine que você está acompanhando uma playlist de música e que cada vez que uma delas termina é preciso assistir uma propaganda de no mínimo 5 segundos.

Então devo usar o AdBlock?

Depois de muito refletir sobre o assunto, afinal além de também produzir conteúdo eu também sou usuário, decidi que o melhor mesmo é usar as vezes.

Mas como assim as vezes? Bem, é simples. Mantenha o AdBlock instalado mas permita que ele mostre anúncios dos sites que você gosta do conteúdo e que respeitam você. Aqueles que te entregam qualidade e que usam anúncios moderadamente no layout.

Vou usar como exemplo o Overgeek. Produzimos conteúdo próprio, procuramos sempre entregar muita qualidade para vocês nossos leitores e temos apenas dois anúncios no site. Um no topo e um na lateral.

Não fiz esse post para falar que vocês devem liberar os anúncios no nosso site. Se você não gosta do nosso conteúdo ou acha que os anúncios estão atrapalhando a sua leitura, podem bloquear. Mas saibam que vocês nos ajudam deixando eles liberados e que jamais mudaremos nossa política de dar prioridade para o conteúdo. Seria legal se vocês usassem a mesma forma de pensamento para outros sites que gostam.

Os comentários estão abertos, deixem sua opinião e vamos conversar sobre o assunto :)

Siga-me

Leonardo Spricigo

Editor Chefe em Overgeek
Léo mora em Curitiba, tem 27 anos e trabalha com TI na faculdade Unicuritiba. Sempre foi geek, apaixonado por tecnologias e já trabalhou como redator do Baixaki.
Siga-me

Últimos posts por Leonardo Spricigo (exibir todos)